O que é e como funciona Low code? Para que e quando usar?

Entenda como funciona o low code, suas facilidades, vantagens e como a SAP incentiva seu uso por meio do SAP Build.

A facilidade em criar aplicações sem o uso de código de programação ou com o mínimo de codificação facilita a implantação rápida de soluções nas empresas além de propiciar um ambiente de maior criatividade, inovação e autonomia para os colaboradores.

A startup que descomplica o SAP

Mas afinal, o que é Low code?

Low code é um modelo de desenvolvimento de aplicações ou softwares que requer pouco ou nenhum código para construção de soluções. As plataformas de low code substituem códigos e linguagens complexas através de controles e interfaces visuais simples que somente requerem mínima lógica e utilizam recursos de arrastar e soltar para construção das aplicações.

Os usuários sem conhecimento de codificação ou programação podem usar as técnicas intuitivas para construir aplicações para diversos fins, como a criação de aplicativos móveis e de negócios, extensões de suas soluções atuais ou até mesmo criar uma prova de conceito rápida para entender a viabilidade de uma nova solução.

A startup que descomplica o SAP

Um pouco de história não faz mal a ninguém, não é mesmo? O termo “Low Code” foi criado em 2014 para explicar plataformas que tinham interfaces de desenvolvimento baseadas em GUI (Graphical User Interface). Assim, elas permitem um trabalho de codificação tradicional sem a necessidade de conhecer explicitamente a linguagem de programação em si.

Além de usar uma interface gráfica para o usuário, a ferramenta também eliminou a necessidade de criar estruturas, vincular diferentes bancos de dados e realizar outras tarefas que normalmente são necessárias para codificar um software ou um aplicativo.

Além disso, todo esse processo tornou o desenvolvimento mais simples e fácil. Ou seja, de tal forma que até mesmo pessoas sem conhecimento em codificação poderiam desenvolver aplicativos usando o Low Code.

Uma plataforma de low code contribui para além da facilidade de criação de soluções com automação de tarefas e aplicações móveis simples que por sua vez contribuem com a melhoria dos processos da empresa.

Com os anúncios recentes de grandes players do mercado de tecnologia aderindo e criando plataformas para o low-code, temos visto que essa modalidade tem ganhado cada vez mais espaço entre as empresas. A tendência, que veio como um movimento tecnológico social, facilita o desenvolvimento de aplicativos por pessoas que não são da área técnica e acelera o desenvolvimento de aplicativos e softwares para desenvolvedores profissionais. Para se ter uma ideia melhor do “hype” recente criado em volta do assunto, segundo o Gartner, até 2024 são esperados que 65% ou mais dos softwares sejam desenvolvidos a partir de plataformas low-code em todo o mundo.

A contribuição social inevitável e bem-vinda de plataformas low code ou no code se dá pelo fato de ajudar a absorção inicial de desenvolvedores sem grandes experiências com linguagens de programação dando oportunidade de emprego para eles, além disso, ajuda a cobrir o famoso gap do mercado de trabalho que continua e acreditamos que continuará sentindo falta de profissionais qualificados e com disponibilidade.

As definições de low code e no code são muito similares, mas alguns institutos com o Gartner e Forrester definem da seguinte maneira:

Para a Forrester, a definição de low-code é de “products and cloud services for application development that employ visual, declarative techniques instead of programming”. Ou seja, low-code são produtos e serviços em nuvem utilizados para o desenvolvimento de aplicativos que possuem técnicas de criação visuais ao invés de programação.

Já na definição do Gartner, o low code se caracteriza como plataformas que fornecem: “rapid application development (RAD) features for development, deployment and execution – in the cloud”, que seria desenvolvimento rápido de aplicações, implantação e execução, na nuvem.

Uma outra característica importante das plataformas low code é a agilidade de negócios que é muito enriquecida pelo fato de descentralizar e flexibilizar o desenvolvimento de soluções.

Ao utilizar uma plataforma low code, as empresas atendem os seguintes pontos abaixo para se manter competitiva no mercado:

  • Rápida resposta as mudanças e requerimentos;
  • Melhorias continuas da experiência do usuário e processos de negócio;
  • Conceder as áreas de negócio as ferramentas e insights que eles precisam para criar soluções efetivas e produtivas.

Em contrapartida, para os times de desenvolvimento, os desafios acima se traduzem em aumento da carga de trabalho e prazos de projetos cada vez mais curtos e junta-se a isso o fato da escassez de profissionais de TI – especialmente desenvolvedores qualificados – estima-se que 48% das empresas não possuem desenvolvedores suficientes para atender suas demandas, tudo isso nos leva a pergunta, como mudar a abordagem de desenvolvimento de soluções em sua empresa?

E a resposta simples e curta é: utilizando plataformas de low code que proporcionam facilidades como já citadas e outras que destacamos como:

  • Simplificação do processo de desenvolvimento de aplicações;
  • Especialistas de negócios podem criar soluções e aplicações sem precisar escrever linha de código;
  • Os desenvolvedores podem trabalhar de maneira mais integrada com o negócio trazendo lógica para os projetos de low code;
  • Reaproveitamento de cenários ou soluções e aplicações pré construídas e disponíveis nas bibliotecas das ferramentas de low code.

Portanto, podemos entender que as plataformas Low code tem por objetivo reduzir a dependência de profissionais altamente qualificados ao passo que também reduz substancialmente a necessidade de codificação, são plataformas caracterizadas por possuírem modelagem visual e com interfaces simples baseadas em arrastar e soltar (drag&drop).

Alguns outros benefícios de plataformas e modelagem low code:

  • Desenvolvimento acelerado de soluções e aplicações corporativas;
  • Velocidade nos ajustes, correções e alterações em geral;
  • Redução de custos com licenciamento de soluções e horas de desenvolvedores;
  • Maior produtividade;
  • Não é necessário conhecimento técnico apurado;
  • Experiência simplificada para o usuário;

Além de todos os benefícios e vantagens já citados, o low-code realiza uma democratização no desenvolvimento de software. Ou seja, o low-code capacita os usuários a construir. Quando a pessoa que sente a dor também tem o poder de construir a solução, o resultado é totalmente único.

Para você ter uma ideia, mm estudo do Gartner revela que até 2023 o número de citizen developers(desenvolvedores cidadãos) será no mínimo 4 vezes maior do que o número de professional developers (desenvolvedores profissionais), dentro das empresas.

Portanto, o principal benefício para os profissionais de forma geral é a democratização da inovação, permitindo que resolvam problemas de suas áreas sozinhos, ao estilo “faça-você-mesmo”. Só precisa ter um requisito: a força de vontade!

Bom, quer dizer que o low code então vai eliminar o trabalho de TI?

Pelo contrário. Profissionais da TI e de SAP são jóias raras no mercado. São disputadíssimos e possuem demandas além da conta. O que o low-code vem é para ajudá-los a ter velocidade nas entregas. Como também tentar fazer com que a TI não seja mais um gargalo, pois possibilita que outras pessoas também ajudem na evolução tecnológica da empresa.

Projeções para plataformas e modelagem low code demonstram que de acordo com o Gartner, no ano de 2023, o mercado mundial de tecnologias de desenvolvimento low-code atingirá o valor de $ 13,8 bilhões. Além disso, dentro deste mercado estão as plataformas de aplicativos low-code que deve atingir uma receita de $ 5,8 bilhões em 2023 e até 2024 é esperado que 65% ou mais dos softwares sejam desenvolvidos a partir de plataformas low-code em todo o mundo.

Diferenças entre low code e no code

Provavél que você também já tenha ouvido falar de plataformas no code, portanto, explicamos que a diferença básica entre as duas plataformas é que o low code é direcionado a pessoas que tenham algum skill básico de programação por talvez em algum momento ser necessário inserir um pequeno trecho de código. Em alguns casos e cenários de empresas, temos visto plataformas low code sendo usadas para otimizar o trabalho dos desenvolvedores ou agilizar a entrada de profissionais com baixa ou média experiência.

Já para as plataformas consideradas no code elas propiciam que usuários de negócios possam operar 100% uma vez que nem permitem que códigos sejam editados manualmente tendo sua principal característica o fornecimento de uma interface mais segura e amigável possível ao abstrair informações técnicas. Quanto mais intuitiva for a interface do usuário, melhor será para os usuários corporativos.

Outro ponto é a compensação. Uma vez que são projetados para construir uma vasta gama de soluções técnicas, os sistemas de low code precisam de alguma codificação. A codificação também é uma parte vital do processo de construção para garantir que o criador tenha o poder de que precisa.

As plataformas no code, por outro lado, ignoram todas as informações tecnológicas. São transformadas em plataformas ainda mais baratas e simples de usar, embora estejam disponíveis apenas em alguns casos de uso.

A startup que descomplica o SAP

Por fim, para entendimento claro, as plataformas low code otimizar o tempo e são de grande valia e ajuda para as áreas de TI, enquanto as no code podem ser utilizadas por pessoas das áreas de negócios, inovação ou similares.

Quer mais benefícios do low code? Aí vai...

Alguns outros benefícios de plataformas low code e uso desse modelo:

  • Simplicidade de uso;
  • Agilidade na entrega de aplicações e soluções;
  • Acessibilidade;
  • Mitiga o gap de falta de mão de obra de TI e desenvolvedores no mercado;

E você pode se perguntar, “tá, mas só tem vantagem?” e para responder essa, precisamos dizer que as desvantagens do Low code podem ser facilmente superadas a depender da plataforma utilizada, algumas dessas desvantagens incluem:

  • Processos maduros e bem implementados como fonte de criação de soluções, não tenha expectativa que o low code vai corrigir ou facilitar a execução de um processo mal desenhado;
  • Integração com as aplicações de sua empresa, boa parte das plataformas de mercado para low code não possuem integrações nativas ou facilitadas com a maioria dos sistemas comuns presentes nas empresas.

Soluções low code e transformação digital: como se relacionam?

As plataformas Low Code e no code são um tipo de solução que pode ajudar a simplificar e acelerar o desenvolvimento de aplicações.

No entanto, estes não são os únicos benefícios que elas podem trazer.

Na verdade, o low code também está intimamente relacionado à transformação digital.

Afinal, uma das principais vantagens de usar uma dessa plataforma é sua capacidade de melhorar a colaboração entre os membros da equipe. E este é precisamente um dos objetivos da transformação digital: promover a colaboração e permitir que as empresas trabalhem de forma mais eficiente, com base em soluções tecnológicas.

Além disso, esse tipo de solução pode ajudar sua empresa a desenvolver aplicações rapidamente, com uma breve curva de aprendizagem — outro dos objetivos da transformação digital.

Assim, é possível dizer que essa abordagem é um sinônimo de transformação digital para qualquer empresa.

A solução Low code da SAP

Para explicar a solução Low code da SAP, nada melhor que a própria SAP:

“Cinquenta anos atrás, os fundadores da SAP sentaram-se lado a lado com os especialistas de negócios de seus clientes para co-desenvolver soluções inovadoras que apoiam as pessoas e os processos que impulsionam as organizações. Agora, a nova solução de baixo código SAP Build honra essa tradição, dando aos especialistas de negócios a capacidade de conduzir diretamente a próxima onda de transformação digital”

O SAP Build, um componente-chave da SAP Business Technology Platform (SAP BTP), permite que usuários com conhecimento técnico limitado criem aplicativos corporativos, automatizem processos e projetem sites de negócios com uma interface fácil de arrastar e soltar.

O SAP Build é a evolução do portfólio low-code da SAP que começou com o Build.me há alguns anos e progrediu com o SAP AppGyver, lançado em 2021. A nova oferta traz produtos anteriormente desconectados para um ambiente de desenvolvimento unificado e atualizado.

O SAP Build é composto por três soluções: SAP Build Process Automation; SAP Build Apps, a próxima versão do SAP AppGyver com novos recursos poderosos; e SAP Build Work Zone.

Com o SAP Build, os usuários de negócios agora têm todo o poder do SAP BTP e dos dados de aplicativos de negócios da SAP na ponta dos dedos. Os usuários podem facilmente integrar sistemas; monitorar, analisar e automatizar processos de forma inteligente; e crie aplicativos sem mover os dados para um sistema externo.

Em recente evento de lançamento da solução, o chamado SAP Business Inovation Day, a SAP enfatizou que estabelece processos de negócios há 50 anos e que centenas de milhões de pessoas trabalham com seu software. “É claro que precisamos garantir que a tecnologia chegue ao usuário final, mas o objetivo é que os usuários inovem. Queremos dar aos usuários empresariais experientes em tecnologia a chance de estender nosso software, porque mesmo pequenas extensões podem ter uma grande alavanca para escalar a inovação.”

A extensibilidade com soluções de baixo código/sem código é, portanto, particularmente importante. “É isso que queremos alcançar com o SAP Build e reunir nosso portfólio de código baixo”, disse Thomas Saueressig, member of the Executive Board of SAP SE, SAP Product Engineering.

No mesmo evento citado, a SAP destaca que ser uma empresa de nuvem não é apenas ter uma ótima tecnologia, mas também ser responsável por como os clientes chegam lá. “A mudança para a nuvem foi empolgante não apenas pelos benefícios tecnológicos, mas também por nos tornarmos parceiros no fornecimento de insights”, disse Scott Russell. “Somos responsáveis pelo resultado tanto quanto pelo produto”

O SAP Build funciona com sistemas não SAP e inclui conectores para mais de 200 outros sistemas. Como o SAP Build foi criado pela SAP, o acesso aos dados de aplicativos de negócios do SAP S/4HANA e de outros sistemas é fácil e seguro.

Os desenvolvedores profissionais podem encapsular seu código desenvolvido no SAP Business Application Studio, que pode ser usado por usuários corporativos para desenvolver no SAP Build.

A TI também pode impor recursos consistentes de governança e gerenciamento do ciclo de vida em todos os aplicativos que estão sendo desenvolvidos, fornecendo a confiança de que todos os aplicativos implantados pela empresa atendem aos requisitos de segurança e governança necessários.

Embora o SAP Build seja projetado principalmente para permitir usuários de negócios a sua utilização, ele permite que as equipes de negócios colaborem facilmente com as equipes de desenvolvimento e TI, reduzindo potencialmente o tempo de desenvolvimento para tarefas mais complexas. E o novo programa SAP Builders ajuda todos os tipos de usuários a crescer rapidamente e se conectar com seus colegas por meio de sessões práticas e fóruns para compartilhar as melhores práticas.

Ainda em matéria sobre o assunto e segundo o evento realizado pela SAP: “Fornecer esses recursos robustos para especialistas em negócios é uma revolução para derrubar o departamento de TI? De forma alguma”, disse Mueller, observando que, de acordo com a IDC, há atualmente uma escassez mundial de quase 1 milhão de desenvolvedores, que deve se multiplicar para 4 milhões daqui a três anos. “Todas as universidades do mundo, todos os programas de educação do mundo, não conseguem criar desenvolvedores suficientes”, disse ele.

Entre a escassez de desenvolvedores profissionais e as demandas cada vez maiores dos usuários corporativos por novas ferramentas digitais para dar suporte aos seus negócios, algo claramente precisa mudar. Permitir que os usuários de negócios criem seus próprios aplicativos e outros processos para atender a necessidades específicas liberará os desenvolvedores profissionais se concentrarem no fornecimento de insights estratégicos e na solução de problemas complexos e de alto nível, nos quais sua experiência é tão necessária. Essa combinação de desenvolvedores “low-code” e “pro-code” permitirá que as organizações reajam e se adaptem rapidamente às necessidades de negócios em constante mudança.

Para se ter uma ideia do significado desse lançamento e produto, a SAP se comprometeu a capacitar 2 milhões de desenvolvedores em todo o mundo até 2025, triplicando as ofertas de aprendizado gratuito no site SAP Learning, capacitando populações carentes em tecnologia e fazendo parceria com o provedor de plataforma de aprendizado Coursera em um programa de certificação profissional para ajudar as pessoas a iniciar carreiras no ecossistema SAP.

“O SAP Build é a evolução natural da SAP”, disse Mueller. “Durante 50 anos na SAP focamos muito no desenvolvedor profissional. Temos todas as ferramentas e ABAP como uma linguagem otimizada para construir aplicativos corporativos em escala muito rapidamente. Agora, trazemos tudo isso para a comunidade low-code para dar aos milhões de pessoas que usam o SAP todos os dias a oportunidade de se desenvolverem e avançarem — em colaboração com a TI. É isso que fazemos com o SAP Build.”

Tecnicamente falando, o SAP Build possui 3 funcionalidades a saber:

  • SAP Build APPs: para criação de apps;
  • SAP Build Process Automation: para workflow de tarefas e automações de processos;
  • SAP Build Work Zone: para criação de sites

A startup que descomplica o SAP

O SAP Build também pode ser muito útil para prototipação de soluções ou provas de conceito (POV) por exemplo para desenvolvimento de aplicativos UI5 compatíveis com o SAP FIORI.

Algumas funcionalidades bastante uteis e importantes para prototipação utilizando o SAP Build incluem:

  • A construção de tela usando a funcionalidade 'arrastar e soltar' muito interessante para criação de formulários por exemplo;
  • A ferramenta de modelagem de dados é muito útil na criação de dados para imitar cenários da vida real. Isso permite tornar o protótipo muito pessoal para os usuários finais
  • Obter feedback: permite que os usuários testem novos processos de negócios 'na prática'. Viabiliza a interação do usuário com a tela usando a funcionalidade de mapa de calor e o fluxo de tela que os usuários seguiram.

Pode-se criar um projeto e compartilhar com toda a equipe. Personas podem ser definidas com as principais informações para cada grupo de usuários. Ajudando na criação de empatia pelos usuários finais na equipe de projeto. Por fim, possibilita foco para qualquer discussão, ou seja, como um usuário reagirá a esse recurso?

Em termos de prototipação e validação de ideias, aplicações e soluções entre as áreas de negócios e a TI, O SAP Build fornece todos os três elementos de protótipos de alta fidelidade, como 1) Tela (UI) 2) Dados realistas e 3) Fluxo do processo.

A grande vantagem de usar o SAP Build para low code em comparação a ferramentas que estão a mais tempo no mercado está no fato da integração nativa, rápida e transparente com os seus sistemas SAP mas não restrita a eles, com uma possibilidade de conexões distintas por vários protocolos para diversos sistemas.

Alguns exemplos de soluções que podem ser criadas na modalidade low code com o SAP Build:

  • Processamento de Recebíveis;
  • Automatização dos processos de aviso de pagamento

Visão geral

Uma concessionária líder com 1,5 milhão de clientes processa pagamentos e avisos de pagamento manualmente e deve lidar com cerca de 30.000 disputas de pagamento a cada ano. A empresa queria usar a automação para agilizar seus processos de contas a receber e reduzir o número de disputas causadas por diferenças entre pagamentos e contas em aberto.

Situação atual:

A startup que descomplica o SAP

Solução:

Aplicativo inteligente de automação de processos que usa bots para extrair anexos de e-mail e fluxos de trabalho para gerenciar exceções

Recursos de aprendizado de máquina para lidar com dados não estruturados de e-mail ou PDF

Criação automática de disputas, extração de reclamações e correspondência de disputas

Fluxo de trabalho auditável para lidar com o processamento de exceção de forma transparente

A startup que descomplica o SAP

Fatura do fornecedor

Verificações de status

Capacidade livre do centro de serviços compartilhados por automatização de consultas de fornecedores

Visão geral

Ao processar mais de 800.000 faturas de fornecedores anualmente, um provedor de serviços profissionais usa centros de serviços compartilhados para atender às consultas dos fornecedores. Os funcionários levam em média sete minutos para realizar cada uma das aproximadamente 8.000 verificações de status. A empresa queria simplificar esse processo e fornecer respostas mais rápidas aos fornecedores.

Situação atual

A maior parte da carga de trabalho de contas a pagar impulsionada por consultas de fornecedores, normalmente enviadas por e-mail.

Processos manuais e demorados para coletar informações relevantes, abrir uma solicitação de serviço para documentar a consulta e responder ao fornecedor.

A startup que descomplica o SAP

Solução:

Aplicativo de automação de processo inteligente que usa aprendizado de máquina para identificar e extrair dados automaticamente de consultas de fornecedores recebidas.

Recolha automática de informação sobre as faturas solicitadas

Fluxo de trabalho de solicitação de serviço criado automaticamente pelo bot para controlar o processo de resposta e responder ao fornecedor

Visibilidade do processo para ajudar a garantir que as solicitações sejam processadas em tempo hábil e nenhuma solicitação seja perdida.

A startup que descomplica o SAP

Confirmação de Ordem de Compra

Aumente a qualidade dos dados no planejamento processar automaticamente confirmações de pedidos

Visão geral

Um importante produtor de alimentos usa e-mail para confirmar quantidades específicas de produtos, preços e prazos de entrega para 10.000 pedidos de compra por ano. Quando a resposta do e-mail é recebida, o pessoal de compras da empresa compradora registra manualmente a confirmação da tarefa no sistema ERP. A empresa de produtos de consumo queria acelerar o processo automatizando a verificação do pedido de compra.

Situação atual:

Grandes volumes de confirmações de fornecedores por e-mail

Atualização manual demorada dos pedidos de compra associados com detalhes de confirmação

A startup que descomplica o SAP

Solução:

Aplicativo de automação de processo inteligente que extrai o número do pedido de compra e detalhes de confirmação do item de linha da entrada resposta por e-mail

Atualização automática da confirmação do pedido de compra no sistema ERP

Tarefas de exceção encaminhadas aos funcionários apropriados para investigação adicional

A startup que descomplica o SAP

Para ver mais casos de uso, visite:

https://www.sap.com/dmc/exp/2020-01-66767/index.html

Para mais informações sobre o SAP Build e low code:

Página principal do produto:
https://www.sap.com/brazil/products/technology-platform/low-code.html#portals
Estudo do IDC:
https://www.sap.com/brazil/documents/2022/07/840a8058-387e-0010-bca6-c68f7e60039b.html
Comunidade low code:
https://community.sap.com/topics/low-code-no-code
Novidades sobre low code e SAP Build
https://www.sap.com/cmp/nl/sap-builders-nl/index.html
Blog da SAP sobre low code e SAP Build
https://blogs.sap.com/2022/05/10/create-automate-and-scale-with-low-code-no-code-innovations/

Oferta da Easysapers para uso de low e no code

A Easysapers criou um programa especial para que você possa rapidamente se beneficiar da tecnologia e modelo low ou no code.

Trata-se do programa SAP Build Experience Prototyping.

O programa SAP Build Experience Prototyping é uma abordagem inovadora para adoção do modelo low ou no code de forma natural e sem impactos em sua empresa.

O programa basicamente consiste em 2 semanas de 3 sessões de Design Thinking onde vamos analisar juntos um processo ou requerimento para implantação de uma aplicação, prototipar e criar sua primeira versão de uso no SAP Build.

Não se preocupe ainda com licença, faremos o protótipo utilizando o SAP BTP e SAP Build da Easysapers, uma vez entendido como viável, configuramos adequadamente em sua empresa e ajudamos no licenciamento das soluções.

Nosso objetivo é que esse seja um programa de adoção simples e facilitada, tornando-se um caminho natural para empresas que querem digitalizar seus processos, mas eventualmente não possuem recursos ou tempo para investir em um time completo e um projeto maior – ou mesmo que buscam atender rapidamente demandas das áreas de negócios.

Utilizando nossas técnicas colaborativas de mapeamento de requisitos e prototipação que fazem uso constante de Design Thinking, Design Sprint, Lightning Decision Jam entre outros em 3 sessões que totalizam 6 horas no máximo você terá seus requerimentos de negócio refletidos em um protótipo de aplicação criado no SAP Build.

Além do rápido atendimento e da técnica utilizada para atender os requerimentos de negócio, sua equipe envolvida na iniciativa será capacitada na prática para utilizar as novas soluções da SAP como o Build.

Algumas possibilidades do que podemos criar e tratar por meio desse programa:

  • Criação de apps interativos e customizados para atender processos e requerimentos de negócio;
  • Automações simples via workflow de processos e redução de procedimentos e tarefas operacionais;
  • Visibilidade e mobilidade de seus processos simplificados em apps;
  • Flexibilidade do seu SAP e de outros sistemas da sua empresa ao criar apps que sejam altamente produtivos para seus usuários;
  • Autonomia das áreas de negócios para criação, prototipação e uso de apps criados de maneira rápida e sem complicação, tornando também a TI estratégica e viabilizadora de inovações.
  • Ao invés de criar mais um relatório, programa ABAP ou similar, criar um app de rápido acesso as funções desejadas.

Nossa jornada rumo ao Low ou No Code utilizando o SAP Build

Nossa jornada para viabilizar o modelo low ou no code em sua empresa utilizando o SAP Build passa pela metodologia EasyMethods da Easysapers que possui um capítulo especial sobre o tema e uma tratativa que propicia e viabiliza a rápida criação e utilização de APPs em modo de prova de conceito.

A startup que descomplica o SAP

De maneira continuada, nossa estratégia de POC do modelo low ou no code prevê que o projeto de SAP Build seja realizado por meio dos passos abaixo na formação completa do programa SAP Build Experience:

A startup que descomplica o SAP

Como esse programa é executado para criação de aplicações no modelo low ou no code?

Utilizando nossa metodologia, técnicas e abordagem que tem por principal característica o pensamento exponencial, atuação incremental e a manutenção de um backlog do produto que reflita a lista de capacidades desejadas, escritas na forma de histórias de usuários. Esta lista é priorizada apresentando primeiro os elementos com maior valor comercial e ou retorno para as áreas de negócios.

Entre nossas técnicas de priorização e mapeamento de requerimentos e alinhamentos de expectativas, destacamos o uso de diversos métodos, frameworks e abordagens os quais combinados geram valor perceptível em nossos projetos.

Nossa metodologia é suportada por um estudo do Gartner sobre a combinação de métodos, técnicas e frameworks para alcançar resultados inovadores:

A startup que descomplica o SAP

Ao combinar nossas técnicas e metodologia para criar durante o programa rapidamente um APP em atendimentos aos requerimentos de negócio, também será possível usufruir da experiencia digital em projetos da Easysapers que usa boards virtuais para facilitar as sessões de Design Thinking e virtualização do trabalho por meio do SAP Verso

A startup que descomplica o SAP

Em nossas sessões de Lightning Decision Jam ou Design Thinking, vamos explorar as possibilidades, mapear requerimentos, alinhar expectativas e prototipar uma solução em formato de APP no SAP Build.

Abaixo exemplos de execução de sessões de Design Thinking e Lightining Decision Jam onde de maneira produtiva e inovadora exploramos as possibilidades de soluções, requerimentos, expectativas e desenho das soluções e APPs.

A startup que descomplica o SAP

Usando avançadas técnicas que envolvem os usuários na criação das soluções e APPs, mapeamos os requerimentos das áreas e organizamos o backlog de iniciativas.

A startup que descomplica o SAP

Formação de consultores para SAP Build

Como a Easysapers é uma SAP build partner e também se beneficia da parceria com a BCI Consulting, criamos um programa pensando também na formação de novos consultores e experimentos com low e no code.

Easysapers e BCI Consulting vão promover com apoio da SAP um laboratório de inovação (EasyLab) para resolução de desafios em formato hackathon atuando nas funcionalidades do SAP Build: Automation e criação de APPs.

A Easysapers e BCI Consulting, portanto, tornam-se parceiros estratégicos e especialistas em SAP Build e de inovação em SAP criando um laboratório de soluções em formato Hackaton para que os consultores pratiquem e resolvam desafios reais aprimorando seus conhecimentos e disponibilizando as soluções criadas para a comunidade SAP.

Criamos uma trilha de formação e fomento ao SAP Build.

A startup que descomplica o SAP

Fique ligado em nossas redes sociais e fale conosco para maiores informações caso queira aderir ao programa e fazer parte da formação e laboratórios de SAP Build.

Oferta da Easysapers para uso de low e no code

Uma nova proposta em serviços

A Easysapers é uma consultoria digital que une tecnologia, metodologia, abordagem inovadora e um customer service experience que prioriza o atendimento assertivo ao cliente.

Da solicitação a entrega passando pela execução, ou seja, todo o ciclo de vida do projeto de qualquer porte e tipo, temos tecnologia, métodos e técnicas que vão descomplicar o seu SAP.

Utilizando conceitos, práticas e arquitetura de Blockchain, realizamos a estimativa mais assertivas para o seu projeto, alocamos nossos consultores via smart contracts (que fazem alocação dinâmica através de cálculo de capacidade de absorção de demandas versus tempo de produtividade real) e iniciam-se os projetos utilizando modernas técnicas, abordagens e métodos ágeis visando tornar a implementação mais simples ou resolver de forma inovadora problemas complexos.

A startup que descomplica o SAP

A parceria com a BCI Consulting

Recentemente, por meio de um investimento realizado pela BCI Consulting, uma das maiores consultorias SAP do mercado com presença em mais de 6 países, base de mais de 100 clientes e Gold Partner da SAP, a Easysapers reafirmou seu compromisso de inovação com o mercado e com seus clientes atuais uma vez que, o investimento está sendo direcionado para melhorias da tecnologia e de nossa capacidade de atendimento a demandas de todos os portes.

A BCI Consulting já vinha contratando a Easysapers para aprimorar os projetos e suporte e manutenção às tecnologias SAP e deve subcontratar mais de R$ 1 milhão em serviços SAP só em 2022, enquanto a Easysapers projeta crescer 400% nos próximos 3 anos, atingindo 4.000 consultores cadastrados e 200 clientes atendidos.

Para mais informações sobre esse importante movimento do mercado SAP confira nossa página dedicada ao assunto

https://easysapers.com/pt-BR/bci

Sobre a BCI Consulting: No Brasil desde 2016, após a aquisição da Spektrum, e com uma base de clientes de mais de 100 empresas na base de clientes, a BCI Consulting é uma consultoria multinacional presente em três países na América Latina, com escritórios em São Paulo, Miami e na Espanha. A companhia é SAP Gold Partner e possui certificações e referências em 25 soluções da fornecedora alemã de software corporativo.

Nossos principais clientes recorrentes

A startup que descomplica o SAP
A startup que descomplica o SAP

Vantagens em executar o serviço conosco

  • Maior agilidade para contratação e menor custo de entrega;
  • Implementação rápida e alinhada com a geração de valor ao negócio;
  • Alta qualidade e experiência dos profissionais envolvidos;
  • +20 anos de experiência com gestão de programas e projetos SAP;
  • Entregas ágeis e com prazos curtos (ciclos de 2 a 6 semanas);
  • Plataforma automatizada que proporciona controle total do seu projeto, documentos, alocações e serviços;
  • Mais de 800 consultores especialistas qualificados para atendimento.
  • Experiência comprovada com programas de transformação digital e mapeamento com otimização de processos;
  • Mais de 200 profissionais de gestão, P.Os e PMOs.
  • Metodologia e abordagem inovadoras;
  • Técnicas para envolvimento e patrocínio ativo dos stakeholders;
  • Mais de 1500 consultores especialistas na base;
  • Governança e corpo diretivo forte com a participação do ex VP da SAP: Orlando Cintra como advisor e investidor da Easysapers;
  • O fator startup, ou seja, mais leve, ágil, prática e de menor custo;

Nossa missão

A startup que descomplica o SAP

Conheça mais sobre a Easysapers

A Easysapers atua na prestação de serviços digitais através de uma moderna plataforma, provemos soluções inovadoras utilizando alta tecnologia e algoritmos inteligentes que proporcionam proposta de serviços em até no máximo 24 horas, atendimento por tickets inteligentes para suporte a sistemas e alocação pontual de consultores experts em soluções corporativas.

Serviços Easysapers

Possuímos ampla experiência no desenvolvimento de soluções que atendem desafios em SAP comprovadas por nossos cases de sucesso com diversos clientes.

Nossa inovadora abordagem está alinhada com uma dinâmica que consiste em analisar 3 pilares: Normatização/padronização de dados, otimização da experiência do usuário e revisão/melhoria de processos, com isso a tecnologia acaba sendo uma consequência natural dessa abordagem.

A Easysapers descomplica o SAP através de uma plataforma de consultoria online e otimiza a experiência de projetos SAP desde sua contratação, passando pela execução até a entrega efetiva.

Acesse nossas redes sociais e visite nosso canal no youtube: youtube.com/easysapers, você encontrará diversos vídeos de lives e sessões com consultores e clientes que explicam nossos conceitos e modelos.

Para detalhes dos cases e como a Easysapers pode ajudar sua empresa na implantação de métodos ágeis remotos, entre em contato conosco através do formulário abaixo enviando seu desafio ou envie um e-mail para: customerexperience@easysapers.com